Por que o sistema de ensino da Finlândia é o melhor do mundo?

Quais são as razões para o sistema educacional da Finlândia ser considerado o melhor do mundo de acordo com a OCDE?





O sistema utilizado na Finlândia, para proporcionar educação para o seu povo tem sido reconhecido como o melhor do mundo. Este foi o resultado pelo mais recente relatório PISA emitido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).



A fim de decifrar as razões para a excelência educacional da Finlândia, Tony Wagner, Membro de Educação em Inovação do Centro de Tecnologia e Empreendedorismo na Universidade de Harvard, viajou para o país nórdico. Depois de analisar o sistema de ensino finlandês, Wagner determinou que este se baseia em quatro pilares: confiança, transparência, respeito e incentivo para pensar além memorização.



Em relação à primeira dessas virtudes, confiança, Wagner acredita que se desdobra em uma dinâmica em que "se baseia em faculdades comunitárias, as pessoas confiam nos professores e os professores contam com os alunos", além de cada escola goza de uma certa independência, em vez de ser completamente sujeita a uma autoridade central, que também envolve centros de confiança do sistema de ensino que o representam. E este último também requer uma certa transparência em cada um dos processos envolvidos em trabalho de ensino.


Mas um outro aspecto de grande importância para gerar esse ambiente tem a ver com o prestígio e respeito em torno da figura dos professores. "Os professores não apenas ensinam disciplinas nas escolas. Em nossa cidade, temos muitas vezes procuram conselhos sobre todos os tipos de problemas ", diz um cidadão finlandês entrevistado para o documentário The Finland Phenomenon: Inside The World’s Most Surprising School System.  Para se tornar um professor no país é necessário cursar três anos de licenciatura e mestrado de 2 anos. Em seguida, ele seleciona apenas um pequeno grupo, que é creditado para o ensino. No ano passado, por exemplo, 1,6 mil solicitações para para integrar o corpo docente, apenas 10% passaram nas provas.



E depois de refletir sobre as características do sistema educativo finlandês percebemos que na maioria dos países do mundo se aplicam filosofias muito diferentes, até opostas, as premissas adotadas na Finlândia. O que inevitavelmente se traduz em uma simples afirmação: Finlândia tem muito a ensinar ao mundo em educação e quando isso acontece, eu espero, para o bem de todos, estamos dispostos a aprender com este país.






Disponível em: 20 de Julho de 2013

Share this:

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário