Por que inserir o lúdico na aprendizagem?



Geralmente quando pensamos no termo lúdico, ligamos ao prazer, e por conseguinte, o desejo de persistir e compreender algo.
Atividades lúdicas auxiliam no aprendizado de nossas crianças, pois, através deles, a criança consegue adquirir muitos conhecimentos.
Com jogos ou brincadeiras atingem-se momentos de desenvolvimento cognitivo, bem como, criatividade, imaginação, psicológico, físico, social, cultural, vontade de adquirir novos conhecimentos e o interesse pelo novo.
Os educadores precisam tem um objetivo final na utilização de jogos e a criança que participa tem o objetivo de obter prazer.
Jogos de raciocínio lógico auxilia na aprendizagem de quantidade, medidas, espessuras, sequencia, seriação entre outros, o raciocínio lógico possibilita a resolução de problemas de vida cotidiana, pois este encaminha a deduções.
Com os jogos o educando consegue vivenciar uma experiência com características sociais, culturais, adquiri as regras, trabalho em grupo, expressar o que pensa, assimilar conhecimento, possibilita desenvolver estratégias, planos de jogadas. Ganhar ou perder durante o jogo muitas vezes são encarados como um desafio, o educando acaba por desenvolver a sua autoconfiança, pois, brincando a criança adquiri conhecimento.
Para o aprender adquirir conhecimento, este precisa estar satisfeito com o que recebe de seu professor, se o professor aguçar a curiosidade do seu aluno de forma lúdica, este vai aprender brincando e de forma tranquila adquira todos os conhecimentos necessários para a vida futura.
Para o educando aprender cada disciplina, é necessário entender o sentido de aprender aquele conteúdo.
O jogo é encarado como um fazer sem obrigação, é um processo natural do desenvolvimento humano, sendo uma atividade mental, embora tenha exigências e regras, sendo que este desenvolve o conhecimento e o aprendizado de situações mais complexas, despertando no aprendente o interesse, fazendo o processo da aprendizagem, ser mais interessante e divertido.
Com os jogos temos o caráter lúdico, mas também o desenvolvimento de técnicas intelectuais e das relações sociais. Devem ser utilizados tanto para introduzir conhecimento como para amadurecer conteúdos, já que a motivação com jogos é maior.
Acrescentar o lúdico na educação é um recurso a mais na construção do conhecimento, desenvolvendo assim o pessoal, social e cultural, pois além de atrativo induz a motivação em aprender, esta é a força propulsora que comando o processo ensino aprendizagem.
Não podemos esquecer que devemos observar cada criança para saber em que fase do desenvolvimento se encontra, respeitando o ritmo de cada uma, sempre estimulando e incentivando.

Pp. Kelly Cirelli

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