A contribuição da psicomotricidade na alfabetização das crianças






Quando uma família se prepara para a chegada do bebê, está tem sonhos e planos para o futuro do filho, ver ele formado, trabalhando e até constituindo uma família. Mas para que isso ocorra esse “serzinho” precisa se desenvolver e aprender a viver no mundo adulto.
Para viver no mundo adulto que é muito diferente do mundo infantil, a criança passará por diversas fases, e a principal é desenvolver a leitura e escrita para poder compreender o mundo a sua volta, e passar sua impressão, sentimentos, ideias para as pessoas.
Quando o bebê nasce é um “serzinho” indefeso, totalmente dependente que precisa aprender muito sobre o mundo a sua volta, e isso vai depender como será estimulado e o convívio das pessoas a sua volta, portanto devemos nos preocuparmos com o desenvolvimento integral das nossas crianças e o que isso acarretará no futuro delas.
Uma das maiores alegrias para os pais é quando a criança começa a ler e escrever, é a maior felicidade, a partir deste momento ela começara a ver de outra forma o mundo a sua volta, compreendendo-o. Mas para a criança aprender a ler e a escrever ela precisa se desenvolver, e para isso nós adultos, professores e cuidadores devemos estar atentos ao seu desenvolvimento global, sempre estimulando.
Precisamos em primeiro lugar saber o que é essa tal de psicomotricidade, para saber como ela influencia no desenvolvimento da leitura e escrita; “psicomotricidade é a concepção de corpo em movimento, sua relação com o mundo interno e externo das pessoas, está relacionada ao processo de maturação, onde se adquire as funções cognitivas, afetivas e orgânicas. Os três conhecimentos básicos da psicomotricidade é o movimento, o intelecto e o afeto”, conforme descreve a Associação Brasileira de Psicomotricidade
Na escola deve-se utilizar a psicomotricidade em favor do desenvolvimento da criança, pois está leva a criança a sentir o seu corpo, e o movimento que produz, estimula os vários aspectos como a coordenação, orientação, adaptação ao espaço, equilíbrio geral e o comportamento.
A alfabetização também é auxiliada com a psicomotricidade, pois esta constitui-se na relação entre o pensamento, a ação e a emoção. Essa relação é fundamental para o desenvolvimento da linguagem e da escrita na primeira infância. Sendo assim a psicomotricidade auxilia a aquisição de mecanismos de leitura e escrita, raciocínio lógico, percepção espacial, todos os conhecimentos próprios do processo de aprendizagem.
Psicomotricidade como ciência da educação, trabalha o movimento ao mesmo tempo em que põem em jogo as funções intelectuais. 
Vgotsky, citado por Landsmann, 1995, assinala as duas linhas de desenvolvimento que está relacionada com a escrita: a natural e cultural. Na primeira os responsáveis são os mecanismos biológicos, natural na criança, através de jogos e imitação, já na segunda são os as instruções que a criança recebe do adulto, tanto em casa como na escola.
A escrita e a linguagem são um modo de se comunicar, expressar o que deseja com o meio. Começar entender o mundo das letras, para as crianças é a possibilidade de começar a utilizar alguns códigos do mundo adulto, ler e escrever é fazer parte do mundo em que vive, pois as crianças também sentem a necessidade de registrar as suas ações e vivências, para assim a sua vida ter sentido.
As habilidades psicomotoras são essenciais ao bom desempenho no processo de alfabetização. A aprendizagem da leitura e da escrita exige habilidade como: dominância manual já estabelecida (lateralidade); conhecimento numérico suficiente para saber por exemplo quantas voltas existem nas letras “m” e “n” ou ainda quantas sílabas formam uma palavra (habilidades conceituais), movimento dos olhos da esquerda para a direita, domínio de movimentos delicados adequados a escrita, acompanhamento das linhas de uma página com os olhos ou dedos, preensão adequada para segurar lápis e papel e para folhear (coordenação visual e manual); discriminação de sons (área de percepção auditiva) adequação da escrita às dimensões do papel, reconhecimento das diferenças dos pares b/d, q/d, p/q etc., orientação da leitura e da escrita da esquerda para a direita, manutenção da proporção de altura e largura das letras, manutenção de espaço entre as palavras e escrita orientada pelas pautas (percepção visual, orientação espacial, lateralidade, habilidade conceituais); pronuncia adequada de vogais, consoantes, sílabas e palavras (área de comunicação e expressão); noção de linearidade da disposição sucessiva de letras, sílabas e palavras (área de orientação têmporo-espacial); capacidade de decompor palavras em sílabas e letras (análise); possibilidade de reunir letras e sílabas para formar novas palavras (síntese) (Meur, 2004)
Toda aprendizagem ocorre através do corpo, portanto devemos incentivar nossas crianças a saltar, correr, lançar, subir entre outros, para poder ter um desenvolvimento pleno, além que as habilidades auxiliam ainda mais na forma de expressão, então vamos utilizar jogos educativos e brincadeiras para estimular o desenvolvimento integral das crianças, segue a ideia de Fonseca, 2009, quando as crianças aprendem utilizando o corpo e principalmente as mãos, elas se conectam com o mundo e jamais esquecem as atividades em que se relacionou.

 Pp. Kelly Cirelli

             REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

             Associação Brasileira de Psicomotricidade. Disponível em: http://psicomotricidade.com.br/sobre/o-que-e-psicomotricidade/ Acesso 04/02/2014
             Meur, A. de. Psicomotricidade: educação e reeducação; níveis maternal e jardim. Sp: Manole, 2004;
             Landsmann L.T. Aprendizagem da linguagem e escrita. São Paulo. Editora Ática, 2009.

             Fonseca, V.. A Psicomotricidade e o desenvolvimento do ser humano. São Paulo. 1983. Disponível em: http://www.leoabreu.psc.br/02.htm, Acesso em: 09 dez. 2009.


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