A contribuição da psicomotricidade na alfabetização das crianças
Quando uma família se
prepara para a chegada do bebê, está tem sonhos e planos para o futuro do
filho, ver ele formado, trabalhando e até constituindo uma família. Mas para que
isso ocorra esse “serzinho” precisa se desenvolver e aprender a viver no mundo
adulto.
Para viver no mundo
adulto que é muito diferente do mundo infantil, a criança passará por diversas
fases, e a principal é desenvolver a leitura e escrita para poder compreender o
mundo a sua volta, e passar sua impressão, sentimentos, ideias para as pessoas.
Quando o bebê nasce é
um “serzinho” indefeso, totalmente dependente que precisa aprender muito sobre
o mundo a sua volta, e isso vai depender como será estimulado e o convívio das
pessoas a sua volta, portanto devemos nos preocuparmos com o desenvolvimento
integral das nossas crianças e o que isso acarretará no futuro delas.
Uma das maiores
alegrias para os pais é quando a criança começa a ler e escrever, é a maior
felicidade, a partir deste momento ela começara a ver de outra forma o mundo a
sua volta, compreendendo-o. Mas para a criança aprender a ler e a escrever ela
precisa se desenvolver, e para isso nós adultos, professores e cuidadores
devemos estar atentos ao seu desenvolvimento global, sempre estimulando.
Precisamos em primeiro
lugar saber o que é essa tal de psicomotricidade, para saber como ela
influencia no desenvolvimento da leitura e escrita; “psicomotricidade é a
concepção de corpo em movimento, sua relação com o mundo interno e externo das
pessoas, está relacionada ao processo de maturação, onde se adquire as funções
cognitivas, afetivas e orgânicas. Os três conhecimentos básicos da
psicomotricidade é o movimento, o intelecto e o afeto”, conforme descreve a
Associação Brasileira de Psicomotricidade
Na escola deve-se
utilizar a psicomotricidade em favor do desenvolvimento da criança, pois está
leva a criança a sentir o seu corpo, e o movimento que produz, estimula os
vários aspectos como a coordenação, orientação, adaptação ao espaço, equilíbrio
geral e o comportamento.
A alfabetização também
é auxiliada com a psicomotricidade, pois esta constitui-se na relação entre o
pensamento, a ação e a emoção. Essa relação é fundamental para o
desenvolvimento da linguagem e da escrita na primeira infância. Sendo assim a
psicomotricidade auxilia a aquisição de mecanismos de leitura e escrita,
raciocínio lógico, percepção espacial, todos os conhecimentos próprios do
processo de aprendizagem.
Psicomotricidade como
ciência da educação, trabalha o movimento ao mesmo tempo em que põem em jogo as
funções intelectuais.
Vgotsky, citado por
Landsmann, 1995, assinala as duas linhas de desenvolvimento que está
relacionada com a escrita: a natural e cultural. Na primeira os responsáveis
são os mecanismos biológicos, natural na criança, através de jogos e imitação,
já na segunda são os as instruções que a criança recebe do adulto, tanto em
casa como na escola.
A escrita e a linguagem
são um modo de se comunicar, expressar o que deseja com o meio. Começar
entender o mundo das letras, para as crianças é a possibilidade de começar a
utilizar alguns códigos do mundo adulto, ler e escrever é fazer parte do mundo
em que vive, pois as crianças também sentem a necessidade de registrar as suas
ações e vivências, para assim a sua vida ter sentido.
As habilidades
psicomotoras são essenciais ao bom desempenho no processo de alfabetização. A
aprendizagem da leitura e da escrita exige habilidade como: dominância manual
já estabelecida (lateralidade); conhecimento numérico suficiente para saber por
exemplo quantas voltas existem nas letras “m” e “n” ou ainda quantas sílabas
formam uma palavra (habilidades conceituais), movimento dos olhos da esquerda
para a direita, domínio de movimentos delicados adequados a escrita,
acompanhamento das linhas de uma página com os olhos ou dedos, preensão
adequada para segurar lápis e papel e para folhear (coordenação visual e
manual); discriminação de sons (área de percepção auditiva) adequação da
escrita às dimensões do papel, reconhecimento das diferenças dos pares b/d,
q/d, p/q etc., orientação da leitura e da escrita da esquerda para a direita,
manutenção da proporção de altura e largura das letras, manutenção de espaço
entre as palavras e escrita orientada pelas pautas (percepção visual,
orientação espacial, lateralidade, habilidade conceituais); pronuncia adequada
de vogais, consoantes, sílabas e palavras (área de comunicação e expressão);
noção de linearidade da disposição sucessiva de letras, sílabas e palavras
(área de orientação têmporo-espacial); capacidade de decompor palavras em
sílabas e letras (análise); possibilidade de reunir letras e sílabas para
formar novas palavras (síntese) (Meur, 2004)
Toda aprendizagem
ocorre através do corpo, portanto devemos incentivar nossas crianças a saltar,
correr, lançar, subir entre outros, para poder ter um desenvolvimento pleno,
além que as habilidades auxiliam ainda mais na forma de expressão, então vamos
utilizar jogos educativos e brincadeiras para estimular o desenvolvimento
integral das crianças, segue a ideia de Fonseca, 2009, quando as crianças
aprendem utilizando o corpo e principalmente as mãos, elas se conectam com o
mundo e jamais esquecem as atividades em que se relacionou.
Pp. Kelly Cirelli
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Associação Brasileira de Psicomotricidade.
Disponível em: http://psicomotricidade.com.br/sobre/o-que-e-psicomotricidade/
Acesso 04/02/2014
Meur, A. de. Psicomotricidade: educação e
reeducação; níveis maternal e jardim. Sp: Manole, 2004;
Landsmann L.T. Aprendizagem da linguagem e escrita.
São Paulo. Editora Ática, 2009.
Fonseca, V.. A Psicomotricidade e o desenvolvimento
do ser humano. São Paulo. 1983. Disponível em: http://www.leoabreu.psc.br/02.htm,
Acesso em: 09 dez. 2009.
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